Celular UOL iPhone
 

Conheça as novas funcionalidades do iPhone 4

Facetime

 

  • Fernando Pilatos/UOL

    A atriz Carol Castro testa o recurso de videochamadas FaceTime durante evento de lançamento do iPhone 4 em São Paulo

O recurso de videochamadas funciona apenas entre iPhones 4 (quem liga e quem recebe a chamada tem que ter o aparelho da última geração). Portanto, não há necessidade de instalação de uma configuração especial para utilizá-lo. Basta acessar a agenda de contatos e tocar o ícone que identifica o Facetime para iniciar a chamada. Também é possível alternar para a chamada de vídeo durante uma ligação comum para outro iPhone 4. Ao tocar o botão Facetime, um ícone com o convite para videochamada surgirá na tela de quem recebe a ligação. Se o convidado aceitar a chamada, as imagens podem ser exibidas tanto no modo vertical como no horizontal.


A câmera frontal tem campo de visão e comprimento ajustados para focalizar o rosto à distância dos braços da pessoa que utiliza. Com um toque, é possível compartilhar imagens com quem está recebendo a videochamada. Elas serão exibidas por meio da câmera localizada na parte traseira do aparelho. Sendo assim, é possível observar a reação da pessoa com quem se está conversando ao mesmo tempo em que se mostra algo para ela.

 

Tela Retina

 

A tela de alta resolução deixa as imagens mais nítidas e as cores mais vibrantes em relação à versão anterior do iPhone. Textos de livros e emails também ficaram mais fáceis de serem lidos graças à alta densidade de pixels (326 pixels por polegada). São quatro vezes mais pixels que nas versões anteriores, mantendo o mesmo tamanho da tela (3,5 polegadas), em uma tecnologia desenvolvida pelos próprios engenheiros da Apple.

 

A tela do iPhone 4 foi desenvolvida com a tecnologia IPS (in-plane switching), a mesma utilizada no tablet iPad, que alcança um ângulo de visão maior do que as telas LCD tradicionais. Além disso, a razão de contraste é quatro vezes maior que nos modelos anteriores do telefone, o que possibilita brancos mais claros e pretos mais escuros. Isto facilita a leitura de documentos e deixa as imagens com mais brilho.

 

O vidro utilizado na tela do iPhone 4 é feito com o mesmo material utilizado em helicópteros e trens de alta velocidade e é quimicamente tratado para ser mais resistente ao impacto de quedas e a riscos, além de possuir um revestimento antioleosidade, que mantém a tela touchscreen mais limpa.

  • Reprodução

    A quarta geração do iPhone grava vídeos em HD

 

Duas câmeras e gravação de vídeos em alta definição

 

A câmera traseira do iPhone 4 grava vídeos de alta definição mesmo em condições de baixa luminosidade. Também é possível fazer uma edição básica do vídeo no próprio celular com o aplicativo Câmera App. Outro aplicativo de vídeo disponível é o iMovie, que foi criado especialmente para o aparelho e permite inserir música, editar cenas e refinar o vídeo com transições. Caso o usuário esteja gravando uma cena e queira concentrar o foco apenas em um plano, basta tocar na parte da imagem desejada na tela do iPhone, que a câmera colocará o foco naquela parte a ajustará a exposição de acordo com a luz.

 

A câmera frontal permite a gravação de vídeos com qualidade VGA (mais baixa). Neste caso, a vantagem é que o usuário pode gravar um vídeo enquanto se vê, sem ter a necessidade de adivinhar o que está no quadro enquanto grava. Outra funcionalidade da câmera frontal, já explorada por novos aplicativos, é que ela também tem a função de espelho - útil principalmente para as mulheres.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host